domingo, 24 de abril de 2011

ALTERNATIVA INTERESSANTE PARA INVESTIR EM IMÓVEIS



Não é novidade que investir no setor imobiliário é uma excelente maneira de obter sua independência financeira. A compra de um imóvel com o objetivo de alugar, ou mesmo para diversificar seus investimentos, é uma forma segura e, em "certa medida", rentável, de investimento.

Grifei propositadamente "certa medida" porque há outra forma de investir em imóveis que ganha cada vez mais destaque e que, particularmente, julgo mais eficaz: os Fundos de Investimento Imobiliário (FII).

Esse tipo de aplicação gerou um retorno médio de 26,7% em 2010 – contra apenas 9,75% do CDI (taxa de juro de mercado que funciona como principal patamar de referência para investimentos em renda fixa). O fundo mais rentável de 2010 gerou um lucro de 59,6%. Lá na lanterna, está a Caderneta de Poupança, que rendeu míseros 6,90% perdendo em cheio para a inflação, com a pior performance desde 1967!

Investir em imóveis por meio de FII não lhe fará ser o proprietário do imóvel como estamos acostumados - em que você tem a posse física do bem e guarda a matricula e a escritura dentro da gaveta. No FII você será sócio do fundo, com participação proporcional ao número de cotas que você detenha e proprietário de parte do imóvel investido.

Dentre as possibilidades mais comuns existentes no mercado de FII estão: edifícios de escritórios, condomínios de galpões logísticos, espaços de compras e até shopping centers. Aqui  http://www.agproperties.com.br você pode obter informações precisas sobre produtos nos seguimentos industrial e comercial por meio de condomínios fechados de galpões e contros de compras e serviços.

Em um FII você usufrui de importante benefícios tributário, a isenção de pagamento Imposto de Renda sobre os rendimentos para cotistas que detenham até 10% do total das cotas do empreendimento e olha que isto equivale a um ganho entre 15% a 27,5%, um excelente diferencial. Como cotista você também não se preocupa com a administração do imóvel, ou sua manutenção, pagamento de impostos, ou negociação com inquilinos, por exemplo. Tudo isso é feito por gestores profissionais do empreendimento, que assumem a responsabilidade de lidar com a rotina cotidiana.

Em posts anteriores abordei as dez principais vantagens dos investimentos em FII’s, acessem os posts de março de 2001, aqui no blog.

O gestor do FII são Companhias Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), devidamente certificadas e autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) órgão do Conselho Monetário Nacional.

Além da questão tributária e da profissionalização da gestão da carteira imobiliária, outro grande benefício de se investir em cotas de FII é a liquidez do seu portfólio, ou seja, a possibilidade imediata de converter suas cotas em dinheiro. Querendo você “realizar”, fazer dinheiro, basta comercializar suas cotas para outro investidor. Sendo você proprietário de um imóvel, a liquidez pode não ser assim tão instantânea. Outra possibilidade é a chance de diversificação de portfólio investindo em diferentes segmentos, bairros, cidades, etc.

Sobre os valores dos aportes estes variam de fundo pra fundo e de cota pra cota. Geralmente o aporte mínimo corresponde R$ 1.000,00, havendo uma negociação mínima de cotas, geralmente em torno de dez. Portanto, o investimento mínimo é de cerca de R$ 10.000,00 para a fase de lançamento, porque depois as cotas são negociadas livremente na bolsa de valores com liquidez de 1 em 1 cota, sendo os preços formados pelo mercado.

Quanto às precauções, vejo a necessidade de você buscar conhecer o perfil do FII antes de investir. Como se trata de uma operação financeira, você deve ficar atento às taxas cobradas pelos gestores e à política do fundo, ambas expressas em documento público chamado Prospecto de Investimento do Fundo. Aconselho que você também procure conhecer o perfil dos atuais ou futuros inquilinos dos imóveis investidos pelo FII pois a rentabilidade da sua aplicação está diretamente atrelada ao pagamento dos aluguéis com a vantagem de que o risco de  inadimplência ou vacância (imóvel ficar vazio, sem inquilino) terá seus custos distribuídos entre todos os coristas do FII e não concentrado em apenas um proprietário.


Para quem quer uma diversificação em relação aos investimentos em imóveis, os FII são ótimas opções. Aproveitar as oportunidades é fundamental.


Necessitando de mais informações, conte comigo!


___
O Consultor em Imóveis no Facebook:
facebook.com/consultoriaemimoveis

O Consultor em Imóveis no Twitter:
twitter.com/ag_properties