sexta-feira, 13 de maio de 2011

FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário) Investimento inteligente!



O que você acha de ser proprietário de um imóvel, receber mensalmente os alugueis sem problemas de inadimplência e com valores acima do mercado? E se esse imóvel for um shopping, hotel ou condominio fechado de galpões? E se, além disso tudo, os rendimentos forem isentos de imposto de renda?

Você pode pensar que só conseguiria isso se fosse muito rico e ainda por cima sonegasse impostos, mas está enganado. É exatamente essa a proposta dos FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário), que apresentarei neste artigo.

Por dentro dos FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário)
Os FII é uma modalidade de investimento em imóveis na forma de empreendimentos de base imobiliária (EBI’s) cujo objetivo é conseguir retorno pela exploração de locaçãoarrendamentovenda do imóvel e demais atividades do setor imobiliário.

Um fundo normalmente possui um ou mais imóveis, parte de imóveis, direitos a eles relativos, entre outras opções. O FII investe os recursos dos seus quotistas comprando imóveis para receber a renda do aluguel e se aproveitar da valorização do bem.

Por que investir?
Existem vários benefícios tanto do ponto de vista da comodidade quanto fiscais e eu destaco as principais:
o    Substituir o investimento complicado em imóveis de aluguel, sem se preocupar com inquilino;
o    Receber aluguéis sem pagar Imposto de Renda e com a comodidade de investimento da Bolsa de Valores;
o    Diversificação da carteira, com investimento com boa equação de risco e retorno;
o    Redução de custos com impostos, certidões e comissões.

Investimento Imobiliário
O investimento em FII que aplica em imóveis, na prática, é bastante similar à compra de um imóvel pelo investidor, com vantagens substanciais, como pode ser visto em: http://www.agproperties.com.br/site/empreendimentos.php

Distribuição dos resultados
Os FIIs ao final do período determinado em seu regulamento (em geral, ao final do mês) apuram o resultado que deve ser distribuído aos quotistas. Por determinação legal, os FIIs devem distribuir pelo menos 95% de todo lucro que auferir no mês.
Assim ao final de cada período o investidor recebe o rendimento como se fosse o aluguel, livre dos tributos de imposto de renda, num ganho considerável, que vai de 15 a 27,5%, dependendo da renda e desde que o quotista não possua mais de 10% das quotas totais do FII. A valorização do imóvel corresponde à valorização da quota, ou seja, ao ganho de capital observado por meio da cotação que evolui no mercado.

Como investir?
A forma de investimento é similar ao investimento em ações, através do home broker, com a vantagem de ter um risco bem menor. Para isso, basta se cadastrar em qualquer corretora (confirme antes com o assessor de investimento essa possibilidade) e realizar as primeiras operações.

Rentabilidade
Os FII’s renderam entre 8,5% a 10% em 2010, apenas com os alugueis. Como os rendimentos são isentos de imposto de renda, se levarmos em consideração os valores pagos mensalmente mais a valorização do fundo (valor da cota), o rendimento médio sobe para entre 20% e 30% no mesmo período, com alguns, como o ABC Plaza Shopping, superando os 60% (dados referentes à abril/2010).
É importante ressaltar que apenas o rendimento mensal é isento do imposto de renda. O lucro obtido pela diferença entre o preço de compra e o preço de venda da quota é tributado como uma operação no mercado de ações, ou seja, 20% de imposto de renda sobre esse lucro.

___
Informação é poder: necessitando de qualquer informação sobre imóveis ou investimentos em real estate, conte comigo!

Acesse http://www.agproperties.com.br/site/empreendimentos.php e conheça as oportunidades diversificadas de investimentos em Fundos de Investimento Imobiliário para imóveis geradores de renda.

Acesse http://www.agproperties.com.br/imobiliaria e veja os imóveis exclusivos oferecidos pela divisão Negócios Imobiliários.
___
O Consultor em Imóveis no Facebook:
http://www.facebook.com/consultoriaemimoveis

Siga AG PROPERTIES no Twitter:
http://www.twitter.com/ag_properties